Contagem está investindo R$ 28 milhões na geração de 1.829 novas vagas para atender à demanda de educação infantil. Entre estes investimentos está a construção do Cemei Jardim Laguna, localizado na região Ressaca. Aproximadamente 200 crianças, com prioridade das de 0 a 3 anos, serão beneficiadas e iniciarão as aulas em fevereiro de 2023. O valor investido na obra é de R$ 3,9 milhões, sendo os recursos provenientes do Tesouro Municipal. A previsão de entrega da unidade à população é para o final deste ano.
Cinco outros Cemeis estão em construção em outras regiões da cidade: Confisco e Conquista Veredas, no Nacional; Parque Riacho das Pedras, no Riacho; Inova Parque, na Sede; e Industrial, na região de mesmo nome. “Trata-se uma demanda antiga da população. A Prefeitura está trabalhando constantemente, em defesa da vida e para atender melhor à população”, afirmou a prefeita, Marília Campos.
A unidade contará com salas de atividades, lactário, fraldário, solário, sanitários acessíveis, área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos, sala multiuso, refeitórios, pátio coberto, playground, além de outros ambientes.
A subsecretária de Educação, Edna Borges, falou sobre critérios para o cadastramento escolar, que já está sendo realizado pela Secretaria. “Vamos priorizar, por exemplo, filhos de moradores ao entorno, e famílias com vulnerabilidade social”, informou. “Essa é uma unidade que vai atender, prioritariamente, crianças de 0 a 3, de manhã e à tarde. O atendimento integral é feito pelas creches que são conveniadas com a Prefeitura".
Alguns moradores também estiveram presentes na visita da prefeita à obra. “Essa é uma reivindicação de muito tempo. A região é muito carente, e será ótimo para as crianças que moram aqui perto. Está todo mundo admirando e na expectativa de ver nossos pequenos felizes e perto da gente”, disse Maria Aparecida Fonseca, 60.